Tuesday, August 31, 2010
Claro como a água
A Google é a marca com melhor reputação entre os portugueses e a Luso é a marca nacional com melhor imagem, segundo um estudo que a Marktest vai lançar em Setembro e que se pretende tornar num barómetro anual.
O motor de busca registou a maior pontuação, atingido 87 numa escala de zero a cem.
Na lista das marcas em que os portugueses mais confiam, a marca Luso é a primeira nacional, posicionando-se no oitavo lugar da lista geral com 80 pontos.
Entre as cinco melhor posicionadas nesse ranking, três são de automóveis, com a Porsche a ocupar a segunda posição com 86 pontos, seguida da Mercedes e da BMW no terceiro e quarto postos, ambas com 85 pontos.
O estudo, realizado este ano pela primeira vez, teve como base entrevistas feitas em junho a 1400 pessoas entre os 15 e os 64 anos e residentes em Portugal continental, tendo sido apurada uma lista global das marcas e dez específicas para os sectores automóvel, de telecomunicações, da indústria Farmacêutica, de banca e seguros, de media, entre outros.
ver mais Público, 31.08.2010
Estas presidenciais das marcas, que antecedem as verdadeiras, proporcionam sondagens interessantes.
A Google, que disponibiliza ferramentas digitais utilíssimas a custo zero para os cidadãos, lidera o pelotão apesar de certos governos europeus, invejosos, lhe colocarem entraves absurdos.
É seguida por três marcas alemães de automóveis, os tais bens transaccionáveis, que explicam por que é que a Alemanha continua a ser o motor da Europa.
Nós, "o país das uvas", brilhamos na água. Não é nada mau quando se anuncia a escassez universal do precioso líquido.
Infelizmente nunca conseguimos criar uma marca global neste domínio.
Ainda me lembro de, nos anos 60, em Bissau, se encontrar mais fácilmente água Perrier do que qualquer das águas nacionais. Era um colonialismo mandrião.
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