Wednesday, September 22, 2010

China tira fabricantes automóveis alemãs da crise

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A Alemanha exportou 128.000 automóveis para a China no primeiro semestre de 2010, mais 6.000 que em todo o ano anterior, segundo o Instituto Federal de Estatística, em Wiesbaden.
O valor total das exportações de veículos para a China entre Janeiro e Junho atingiu 4,4 mil milhões de euros, o que representou 6,1% do total das referidas exportações neste período.
A China assumiu assim o quinto lugar nas exportações de carros alemães no primeiro semestre, a seguir ao Reino Unido (339.000 unidades), aos EUA (257.000), Itália (204.000) e França (180.000).
Face à estagnação dos principais mercados europeus neste domínio a grande procura na China foi a principal alavanca para retirar as marcas automóveis alemãs da crise que atravessaram em 2009, e a aposta no mercado chinês assume dimensões cada vez maiores para a Daimler, Volkswagen e BMW.
Segundo um estudo do Deutsche Bank o número de automóveis matriculados na China deverá subir de 80 milhões para 130 milhões até 2014.
O mesmo estudo prevê ainda que nos próximos anos haverá cerca de 400 milhões de chineses a ganhar dinheiro suficiente para comprar um carro.
Devido às elevadas taxas alfandegárias sobre carros de luxo, e às perspectivas deste mercado, as principais marcas automóveis alemãs começaram a abrir mais fábricas na China.
Diário Digital 21.09.2010

Os alemães conseguem fazer crescer o seu PIB porque têm produtos para vender no exterior que interessam a quem tem dinheiro para comprar. 
Até parece uma equação simples.

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