Estamos a assistir, cada vez com maior frequência, à irrupção de episódios de fanatismo na blogoesfera, um espaço que à partida parecia ser o paraíso do debate.
São cada vez em maior número, ou pelo menos parece, os que se julgam detentores de uma verdade qualquer, urgente e inquestionável. A partir dessa ideia, que se lhes meteu na cabeça sabe-se lá como, sentem-se no direito de agredir quem quer que tenha o atrevimento de uma dúvida.
Não se trata de discordar ou rebater uma opinião contrária mas sim de rebaixar o interlocutor, atribuindo-lhe intenções sinistras e maldade objectiva. Segue-se o insulto, o anátema e o ostracismo.
Vem isto a propósito da minha experiência mais recente no blogue Água Lisa. Levantei dúvidas sobre um post crítico da China, que considero inverosímil, e fui surpreendido pela violência da reacção do autor do blogue (ver aqui). Os meus comentários posteriores, tentativas de esclarecimento, foram liminarmente obliterados pelo João Tunes.
Também recentemente, no "hoje há conquilhas...", fui citado e criticado pelo Tomás Vasques (ver aqui) sem possibilidade de me defender pois o dito blogue não aceita comentários.
Quer num caso quer no outro estamos perante assumidos defensores da liberdade e dos direitos cívicos, pelo menos é o que eles apregoam.
Os seus comportamentos dão-nos uma ideia mais exacta do tipo de democracia que defendem.
P.S. (escrito em 20.07) - João Tunes faz hoje no seu blogue uma nova referência ao "racismo chinês" com o intuito de branquear o seu comportamento descrito mais acima. O novo post intitula-se "JOGOS E PROBLEMAS" e é ilustrado com uma imagem assustadora de repressão que qualquer pessoa julgará corresponder a uma violência ocorrida na China. A verdade, que só é revelada nas últimas linhas do longo post, é que a imagem foi feita em França numa acção da "Amnistia Internacional". É nestas pequenas coisas, na falta de rigor quanto às mensagens difundidas mesmo que a favor de uma boa causa, que se revela a isenção de quem opina.
P.S. (escrito em 21.07) - Acabo de constatar que a fotografia mencionada no P.S. anterior foi entretanto correctamente legendada, o que saúdo.
No comments:
Post a Comment