Thursday, August 28, 2008

Quem assume a responsabilidade ?

.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, reconheceu que os dados do primeiro semestre do ano relativos aos crimes cometidos no país apontam para "algum aumento da criminalidade violenta". Sublinhando que se tratam de "situações que não devem ser minimizadas", o membro do Governo garantiu que vão ser adoptadas "as medidas necessárias" para responder e evitar estes casos.
"Os dados apontam para algum aumento da criminalidade violenta e grave no primeiro semestre", quando comparado com os primeiros seis meses de 2007, admitiu o ministro da Presidência, reconhecendo que são "situações que não devem ser minimizadas".
Público, 28.08.2008


Eu diria que agora "até um cego vê" o aumento da criminalidade violenta.
Agora que parecemos caminhar para uma situação sem retorno, em que a violência concretizada (não a potencial) vai ter que ser violentamente reprimida, cabe perguntar: quem explica como foi possível esta transformação do nosso país ? quem assume a responsabilidade ?
Durante anos minimizou-se os sinais, desculpabilizou-se com pretextos étnicos e sociais inaceitáveis, tolerou-se todo o tipo de indisciplinas e pactuou-se com os mais óbvios atropelos.
Autoridades e "fazedores de opinião" bem-pensantes inviabilizaram, cada um à sua maneira, as actuações preventivas e cautelares, a montante do momento dos crimes, durante anos. Por desleixo ou preconceito alguns continuam mesmo a fazê-lo. Mesmo perante o alarme dos factos.
Volto a perguntar: não há por aí ninguém que assuma a responsabilidade pelas vítimas, inocentes ou não, que vamos ter durante os próximos anos ?
..

No comments:

Post a Comment

Blog Archive