Thursday, July 30, 2009

Uma vergonha

.


O Tribunal de Instrução Criminal decidiu levar a julgamento Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e os antigos vereadores Fontão de Carvalho e Eduarda Napoleão por crimes de prevaricação de titular de cargo político, alegadamente cometidos durante o processo que levou à aquisição pela Parque Mayer/Bragaparques dos terrenos antes ocupados pela Feira Popular, avança a SIC Notícias.
À saída do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, Rui Patrício, advogado de Eduarda Napoleão, revelou que "todos os arguidos vão a julgamento", adiantando que a "juíza enviou o processo para julgamento considerando que não estava ainda tudo esclarecido".
Demorou-se dois anos para decidir que o caso afinal deve ir a julgamento ?
Demorou-se dois anos para concluir que afinal não se podia concluir nada ?
Isto depois da queda em 2007 de um executivo da CML legitimamente eleito, em resultado destas acusações ? Isto depois da balbúrdia de umas eleições intercalares em Lisboa ?
Continuamos sem saber se havia razões consistentes que justificassem tal ruptura na Câmara ? Votaremos em Outubro sem saber se o actual Presidente da CML foi eleito no quadro de uma manobra em que o recurso judicial acabou por servir intuitos meramente políticos ?
Os desmandos do mandato anterior, tão denunciados e comentados, deixaram de despertar interesse ? Ninguém está ao menos ansioso por aplicar um castigo exemplar aos prevaricadores ?
Se por hipótese os arguidos vierem a ser absolvidos e ilibados das acusações que lhe foram feitas quem é que assume a responsabilidade política por esta situação ?
Não me interessa saber quem beneficiou dela. Não gosto de ganhar na secretaria.
Tudo isto põe em causa a credibilidade do regime mas parece não incomodar ninguém.
Todos parecem preferir varrer o episódio para debaixo do tapete com a desculpa de que está a seguir os "trâmites legais".
.

No comments:

Post a Comment

Blog Archive