Saturday, January 5, 2008

PIN UP Girl




"Call Girl", o filme de António Pedro de Vasconcelos, não adianta muito sobre os esquemas de influências, chantagens e negócios à custa do espaço público, embora deva reconhecer-se que os ambientes e as situações são bem recriados e os actores muito credíveis nos seus personagens, com destaque para o consagrado Nicolau Breyner e para a bela Soraia Chaves.
A prostituta de luxo que corrompe um autarca bonacheirão chega a ser uma figura intrigante no seu mecanicismo fingido.
O Senhor Presidente da Câmara de Vilanova mostra bem como uns vagos idealismos preservacionistas são impotentes contra a força avassaladora dos PINs.
Muitos PINs, Projectos de Interesse Nacional, conceito lançado e promovido por Sócrates, desestabilizam hoje o sonolento país real prometendo mundos e fundos às cavalitas dos omnipresentes campos de golfe.
Confesso que me escapa o interesse despertado pelo golfe; se alguém quer deambular pelo campo porque não o faz por entre chaparros e prefere uma versão de relvado pechisbeque para o fazer ?
A traulitada na bola não seria bem mais saborosa se arrancasse polens das gramíneas selvagens e tivesse como objectivo acertar num vetusto sobreiro em vez de decorrer num simulacro campestre cuja manutenção dá uma trabalheira e gasta imensa água ?
Enfim, os gostos não se discutem...
Voltando ao filme eu diria que o mais interessante é, precisamente, trazer para a ribalta uma versão mais realista da sigla PIN: Putas, Influências e Negociatas.

No comments:

Post a Comment

Blog Archive