Tuesday, May 6, 2008

1962


O ano da «crise cubana», da independência da Argélia, do início das comunicações via satélite, do concílio Vaticano II, da Thalidomida - e dos Beatles.
E dos Beatles, sim senhor! É em Novembro que sai o primeiro single do quarteto de Liverpool, «Love Me Do». Não passa do 17.° lugar no top inglês mas ninguém imaginava o que iria passar-se a partir do ano seguinte...

Andy Warhol mostra a sua pop art, em Nova York, povoada de latas Campbell, garrafas Coca Cola e sabão Brillo.

Inicia-se a modernização da Igreja pelo Concílio Vaticano II.

A 10 de Julho é inaugurada a era das comunicações via satélite: a Europa chega a casa dos norte-americanos, o contrário também se verifica, o nome do satélite é Telstar.

Um mês depois, operários franceses e Italianos cumprimentam-se nos Alpes, sob o Monte Branco. Em menos de um ano o túnel é oficialmente inaugurado. A força do Homem remove montanhas...

A 18 de Agosto é descoberta a causa de deformações gravíssimas em crianças recém-nascidas: um medicamento de nome Thalidomida.

A 10 de Setembro inicia-se a mais sangrenta «temporada» de conflitos raciais nos Estados Unidos. Um negro James Meredith é admitido como aluno da Universidade do Mississipi e este é o rastilho que faz eclodir o conjunto dos mais sangrentos incidentes raciais na América de Kennedy. Kennedy que ainda vai ter de enfrentar a «crise cubana» um mês depois. Kruschev recua a manda retirar os mísseis soviéticos estacionados na ilha. Como alguém disse na altura, «o mundo respirou fundo».

A Argélia torna-se independente.

Em Portugal o regime desmantela a revolta de Beja e Humberto Delgado volta ao exílio. Estala a crise académica com greve aos exames. A prostituição é proibida por decreto-lei.

É criada a Frelimo e a FPLN (Frente Patriótica de Libertação Nacional). Início das emissões da Rádio Portugal Livre a partir de Argel.

Manoel de Oliveira filma «Acto de Primavera» e Ernesto de Sousa «Dom Roberto». O Benfica ganha de novo a Taça dos Campeões Europeus.

Marylin Monroe morre no dia 2 de Agosto. O cinema destrói as suas próprias vedetas, mas continua a ser uma indústria próspera: «Lawrence da Arábia», «O Dia Mais Longo», «Revolta na Bownty» são alguns dos filmes do ano.

A lista dos «dez mais», em Inglaterra, volta a ser dominada pelos norte-americanos. Elvis Presley repete até a proeza do ano anterior «metendo» quatro singles nas tabelas do «lado de cá»; «Rock A Hula Baby», «Good Luck Charm», «She's Not You» e «Return To Sen-der». Curiosamente, nos Estados Unidos, apenas um destes singles entra para os «dez mais» durante 1962: «Good Luck Charm». «Do lado de lá» do Atlântico Chubby Cheker, Connie Francis, Shirelles e Ray Charles (com «I Can't Stop Loving You») continuam a ser os mais assíduos frequentadores do top. Em Inglaterra também Cliff Richard («The Young Ones») e os Shadows («Wonderful Land») voltam a distinguir-se.

__________________________

O impacto dos satélites, do Concílio e dos Beatles iria perdurar, de forma intensa, durante a década de 60 produzindo profundas transformações culturais. Seis anos antes do Maio de 68.

As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

No comments:

Post a Comment

Blog Archive