Saturday, November 8, 2008

"Yes, we can" mas é um pouco mais complicado

.

Passou-me pela cabeça escrever o slogan de Obama em mandarim, a língua materna de uns 90% dos chineses. Partindo do princípio de que a coisa está certa, o que não posso garantir, conclui-se que em chinês a coisa é um bocadinho mais complicada.

Parece que o Obama era como, como não podia deixar de ser, o candidato preferido dos chineses. A embaixada americana "inventou" umas urnas falsas e uns candidatos de cartão para os chineses brincarem às eleições. O pessoal divertiu-se imenso.


Entretanto quem não brincou foi o primeiro-ministro chinês que, talvez num recado pouco subtil ao novo presidente americano, avançou com as seguintes declarações:


"O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou nesta sexta-feira que os países desenvolvidos devem mudar seu "estilo de vida, que não é sustentável", para combater a mudança climática, informou a agência estatal Nova China.
"Os países desenvolvidos devem assumir sua responsabilidade e seu dever para enfrentar a mudança climática, mudar seu modo de vida, que não é sustentável, e ajudar os países em desenvolvimento a lutar contra o aquecimento global", declarou Jiabao no primeiro dia de uma conferência internacional organizada em Pequim pelo governo da China e a ONU."
AFP

.

No comments:

Post a Comment

Blog Archive