Tuesday, June 9, 2009

Um motor pouco ortodoxo

.


O forte crescimento da China vai tirar a economia mundial da recessão, afirmou segunda-feira o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, elogiando Pequim por se esforçar em fazer do yuan uma divisa internacional.

O crescimento económico da China no primeiro trimestre de 2009 ultrapassou as previsões dos economistas e "vai surpreender positivamente" este ano, afirmou Zoellick, salvaguardando, no entanto, que é "perigoso" fazer conjecturas no contexto actual.

"Em geral, (o crescimento da China) não tem agido apenas como uma força de estabilização, é uma força que vai fazer o sistema sair da recessão", afirmou o presidente do Banco Mundial, numa conferência em Montreal, no Canadá.


Depois de Soros é agora a vez do presidente do Banco Mundial anunciar uma salvação vinda da China. Não deixa de ser curioso ver o sistema capitalista à espera de ser salvo por um país "comunista".
O que vale ao capitalismo é a China não ser liderada por Francisco Louçã. Se assim fosse arriscava-se a morrer à míngua.
.

No comments:

Post a Comment

Blog Archive