O Google bateu as estimativas dos analistas há dias, ao anunciar que os seus lucros no terceiro trimestre de 2008 aumentaram 26%, atingindo os 1,35 mil milhões de dólares, ou 4,24 dólares por acção. A IBM, apesar do crescimento do lucro (5% apenas), trouxe com seus números os primeiros sinais de desaceleração pela queda da receita dos contratos de novos serviços.
Segundo o "El País", os executivos da Google acreditam que a crise económica mundial poderá ser benéfica para a gigante da web, já que a eficiência do seu sistema de venda de anúncios online poderá levar as empresas a concentrarem-se neles se tiverem que reduzir o seu orçamento publicitário. Entre Julho e Setembro, o número de utilizadores que clicaram nos anúncios publicados nas páginas do motor de busca ou distribuídos através da sua rede AdSense cresceu 4% face ao segundo trimestre e 18% relativamente ao mesmo período de 2007, informou a empresa.
Estamos perante uma questão interessante, a de saber se há modelos de negócio imunes à crise e o que explica tal imunidade. Na comparação entre Google e IBM constatamos um peso desigual da "virtualização" dos negócios.
No caso do Google quase não temos produtos e os serviços baseiam-se num quase completo self-service. Montanhas de informação são "naturalmente" acumuladas por milhões de cibernautas e "naturalmente" consultadas por outros tantos, e pelos mesmos, milhões de cibernautas.
O Google só tem que cuidar desta enorme estrutura e cobrar bilhetes a quem queira gozar de destaque especial dentro deste universo.
Ainda é cedo para dizer até que ponto este esquema resiste mas vale a pena mantermo-nos atentos. Acho estranho o desinteresse reinante sobre estas questões na nossa blogosfera.
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